Rotaract Club de Flores da Cunha assume compromisso social ao promover palestras sobre saúde mental
por Rotaract Club de Flores da Cunha
A ação foi destinada a uma escola de ensino médio do município e contou com a participação de psicólogas voluntárias que se mobilizaram em prol da causa
Setembro é reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como mês de combate e prevenção ao suicídio desde 2003. No Brasil, a partir de 2015, a iniciativa passou a ocorrer através de uma colaboração entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde então, não só entidades ligadas a questões de saúde mental, mas instituições que prestam serviços à sociedade de modo geral vêm utilizando a data para promover ações que ajudem quem está passando por períodos de dificuldade.
Pensando nisso, o Rotaract Club de Flores da Cunha realizou, nos dias 29 e 30 de setembro e 04 de outubro, palestras voltadas a estudantes com idades compreendidas entre 14 e 18 anos da escola estadual de ensino médio São Rafael. O objetivo foi conscientizar as turmas sobre a importância de preservar a saúde mental, bem como de procurar auxílio profissional, pedir ajuda e recorrer a canais especializados em casos de urgência. Além disso, entender como conviver com pessoas que possam estar passando por problemas dessa natureza é fundamental.
Para tanto, o clube contou com a ajuda da psicóloga e companheira do clube, Larissa Bernardi, e de duas psicólogas voluntárias que ficaram sensibilizadas pela causa, Beatriz Adreazza e Maísa Marin. Ao todo, foram 560 alunos contemplados em três turnos da escola. Nas ocasiões, membros do Rotaract apresentaram a entidade e convidaram o público para o dia do convidado. Esse foi o segundo ano dessa intervenção em parceria com a rede pública de ensino e, considerando os excelentes resultados, projeta-se uma caminhada longa de momentos semelhantes.






